Carnaval em Brotas é com a Turma do Mosquito!

Inicialmente formada por um grupo de amigos, a Turma do Mosquito batizou-se assim em Setembro de 1999, com poucos e jovens integrantes brotenses cheios de ideias para a propagação da alegria na sua forma mais verdadeira.

Foi em 2002 que a Turma do Mosquito fortaleceu o seu vínculo com o carnaval e fez seu primeiro desfile. Contando já com 126 integrantes, a grande maioria no começo da adolescência, desfilou pela principal avenida da cidade de Brotas/SP com o enredo “A Epidemia da Paz”.

No ano seguinte, em 2003, a Turma do Mosquito contava com mais de 180 integrantes, e com o samba enredo “Altos Fardos de Alegria”, que abordava a arte circense, foi possível fortalecer o nome do grupo e a sua capacidade de organização e foco.

No carnaval de 2004 os apoios e os investimentos aumentaram e a Turma do Mosquito tinha o desafio de produzir um desfile ainda maior. Foi com o samba enredo “Das Trevas a Luz”, mostrando um mundo de mistérios e fantasias que a população e os visitantes sambaram e caíram na alegria.

A Turma do Mosquito entrou em seu 4° desfile consecutivo em 2005 mostrando um grande avanço: a escola de samba já contava com 250 integrantes. Com o tema “China e Japão”, e o samba enredo “Turma do Mosquito 5 Anos de Emoção – Uma Viagem Pela China e Japão”, a cultura oriental foi para a avenida de uma forma diferente e ousada.

Por questões políticas e falta de incentivo da Prefeitura Municipal de Brotas, a Turma do Mosquito não foi para a avenida nos anos seguintes. Porém a alegria continuou viva e ativa no carnaval da cidade através dos eventos do Clube de Campo de Brotas.

Foi em 2009 houve a maior prova da grandeza da Turma do Mosquito. Na tradicional “Apresentação de Quadra” do Clube de Campo de Brotas, o grupo levantou, animou e divertiu todos os presentes, que aplaudiram e exaltaram a apresentação denominada “Turma do Mosquito no Velho Oeste” – premiada pela diretoria do Clube. Foi um marco na história do grupo e na confiança dos seus integrantes, que passaram a acreditar ainda mais na sua força.

Com a volta do incentivo da Prefeitura Municipal de Brotas em 2010, a Turma do Mosquito retomou o carnaval de rua para comemorar o seu 10° aniversário. Com o tema “Turma do Mosquito é 10 e Vai Brincar” cerca de 130 pessoas desceram a avenida junto à escola de samba Turma do Mosquito. A Bateria, os Puxadores de Bateria e a Comissão de Frente foram premiados como os melhores do carnaval 2010 segundo os jurados que acompanhavam o desfile.

Em 2011, a Turma do Mosquito voltou seus esforços a exaltar a cultura brasileira, levando para a avenida um pouco do famoso festival amazônico de Parintins. Aproximadamente 150 pessoas fizeram parte da festa e da lenda amazônica em Brotas/SP através do samba enredo “Turma do Mosquito no Carnaval das Lendas Encantadas de Parintins”.

Infelizmente, um atraso na organização do carnaval 2012 por parte da Prefeitura Municipal de Brotas, impediu que a Turma do Mosquito – assim como outros blocos que dependem do apoio e incentivo municipal e privado – desfilasse sua alegria na avenida.

Para o carnaval 2013, estaremos na avenida levando um pouco da cultura, dos costumes e do colorido do México.
Confira mais informações sobre nosso próximo carnaval.